SELO BLOG FM (4)

Injeção revolucionária na África oferece proteção total contra o HIV

FOTO: REUTERS

Pesquisadores e ativistas que há muito lutam contra o HIV receberam uma notícia emocionante: um grande ensaio clínico na África mostrou que uma injeção semestral de um novo medicamento antiviral oferece proteção total contra o vírus em mulheres jovens. Os resultados são tão surpreendentes que o ensaio foi interrompido antecipadamente.

De acordo com a Folha de S. Paulo, o medicamento em questão é o lenacapavir, fabricado pela Gilead Sciences. Nenhuma das 2.134 mulheres que receberam a injeção contraiu HIV, enquanto 16 das que tomaram o comprimido diário Truvada e 39 das que receberam o comprimido mais recente chamado Descovy foram infectadas.

Essa descoberta é um marco importante na luta contra o HIV. O lenacapavir é o primeiro medicamento de prevenção do HIV a demonstrar 100% de eficácia em um ensaio clínico. O estudo, chamado Propósito 1, foi realizado em Uganda e na África do Sul e incluiu mulheres entre 16 e 25 anos.

Agora, a questão crucial é o acesso. A Gilead cobra US$ 42.250 por paciente por ano pelo lenacapavir nos Estados Unidos. A esperança é que, com licenças voluntárias e preços acessíveis, essa injeção possa chegar às mãos de quem precisa, especialmente em regiões com altas taxas de infecção por HIV.

Folha de SP

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui