SELO BLOG FM (4)

Incêndio de grandes proporções em Hong Kong deixa 4 mortos

FOTO: EFE

Pelo menos quatro pessoas morreram e outras oito ficaram feridas em um incêndio de grande magnitude nesta quarta-feira (26) em um conjunto habitacional no distrito de Tai Po, no norte de Hong Kong, onde as chamas se propagaram pela estrutura de andaimes de bambu instalada em um bloco.

A polícia, citada pela imprensa local, afirmou que, além das vítimas, havia pessoas presas no interior dos três edifícios afetados pelas chamas, enquanto as autoridades elevaram o nível do fogo para 4 em uma escala de 1 a 5, devido à sua rápida evolução. Uma densa coluna de fumaça e o desabamento de partes dos andaimes podem ser vistos em imagens divulgadas nas redes sociais e pela imprensa local.

O fogo atraiu numerosas pessoas para a área, onde alguns residentes cobrem seus rostos para evitar inalar a fumaça espessa, enquanto observam os danos em seus lares. O diretor dos Serviços de Bombeiros, Andy Yeung Yan-kin, dirigiu-se ao Hospital Príncipe de Gales para acompanhar o caso de um bombeiro ferido no local, segundo fontes consultadas pelo jornal South China Morning Post.

Posteriormente, um balanço provisório confirmou que este bombeiro foi um dos quatro falecidos, juntamente com três residentes. O Observatório de Hong Kong mantinha desde a última segunda (24) um alerta vermelho de perigo de incêndio, que adverte para um risco extremamente alto de incêndios florestais ou urbanos, baseado em fatores como a umidade, a velocidade do vento e a secura da vegetação.

O complexo Wang Fuk Court, onde ocorreu o incêndio, está imerso em um processo de renovação avaliado em 330 milhões de dólares de Hong Kong (cerca de R$ 225 milhões), uma proposta que gerou descontentamento entre numerosos residentes no ano passado. O complexo conta com 1.984 residências, que abrigam cerca de 4 mil moradores.

O fogo também impactou as imediações e a Escola Pública Batista de Tai Po, um centro primário próximo, aconselhou os pais a evitarem a zona devido ao incêndio.

ANTECEDENTE RECENTE

Este incidente insere-se em uma série de incêndios relacionados a andaimes em Hong Kong, que têm exposto vulnerabilidades nas estruturas de construção e renovação urbana. Em outubro, um incêndio na estrutura exterior da Torre Chinachem obrigou a evacuar dezenas de pessoas e deixou quatro hospitalizadas.

As autoridades do Departamento de Edifícios confirmaram então a integridade estrutural do imóvel, embora tenham identificado materiais soltos na fachada que exigiam remoção imediata. Os trabalhos de renovação nessa torre, que incluíam reparos menores em paredes exteriores e suportes de ar-condicionado, utilizavam coberturas protetoras, redes e lonas padrão, mas o incêndio limitou-se à fachada.

Naquela ocasião, especialistas apontaram faíscas de soldagem em obras ou pontas de cigarros abandonadas como possíveis origens do incêndio.

Pleno News

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui