SELO BLOG FM (4)

Impulsionado por Jair e Michelle Bolsonaro, PL completa 40 anos

FOTO: REPRODUÇÃO

Há 40 anos, no dia 25 de junho de 1985, o Diário Oficial da União (DOU) publicava o manifesto, o programa e os estatutos de um partido político fundado no Rio de Janeiro (RJ), o Partido Liberal (PL). A data foi relembrada pela sigla nesta quarta-feira (25), em um momento em que a sigla se consolida, representativamente, como a mais forte da direita no Brasil, tendo o ex-presidente Jair Bolsonaro em suas fileiras.

Em uma publicação feita pela passagem de seu 40° aniversário, o PL afirmou que “são quatro décadas de muito, muito trabalho” e que “representar um povo tão forte, sonhador e convicto requer sabedoria e alto senso de responsabilidade”, para, segundo o partido, “construir cada capítulo dessa história à base de patriotismo, democracia e lealdade”.

Na postagem, o PL compartilhou um vídeo no qual figuras políticas da sigla aparecem defendendo as principais bandeiras da sigla, como a luta contra o aborto e contra as invasões de terra. O partido também homenageou seu atual presidente, Valdemar Costa Neto, e ressaltou que, ao lado do ex-presidente Jair Bolsonaro e da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, além de sua base parlamentar, a legenda cresceu.

– E por isso a gente diz: fazer o Brasil dar certo é o que nos faz querer ir além. Contem com o PL para os próximos 40 anos também! – completou a agremiação na postagem.

HOMENAGENS

Nos comentários da publicação de aniversário, políticos do PL celebraram a data. O líder da sigla na Câmara, deputado Sóstenes Cavalcante (RJ), parabenizou o partido e destacou o foco nos valores da legenda.

– Parabéns ao PL, a maturidade chega aos 40 anos!!! Se já chegamos aos 40 anos sendo o maior partido do Brasil… Vamos continuar focados nas nossas lutas e valores… Deus, pátria, família e liberdade! Feliz Aniversário, PL22! – escreveu Sóstenes.

A vereadora de Fortaleza (CE) e vice-presidente nacional do PL Mulher, Priscila Costa, foi outra a destacar a data ao falar do orgulho de integrar os quadros do Partido Liberal.

– Parabéns, PL! Que orgulho servir o Brasil ao lado de quem defende nossos valores! – disse.

HISTÓRIA DO PL

Tendo como fundador e primeiro presidente o advogado e deputado federal Alvaro Valle, que morreu em 2000 em decorrência de um câncer no intestino, o PL reforça que a sigla já previa, em seu manifesto inicial, “a situação caótica a que se chegaria em alguns setores vitais da vida brasileira. Um deles, o da assistência à Criança, sobretudo quanto à alimentação e assistência à gestante e ao pré-escolar”.

– Outro [setor que enfrentaria uma situação caótica] era o da Previdência Social, para o qual defendíamos uma reforma “radical” de estrutura. O PL já condenava, à época, o tratamento iníquo que se dispensava a aposentados e pensionistas, defendendo reajustes que anulassem os efeitos da inflação – diz um texto no site do partido sobre sua história.

Ao longo de sua história, a sigla sofreu algumas transformações. Em 2003, houve a incorporação do Partido Geral dos Trabalhadores (PGT) e do Partido Social Trabalhista (PST) ao PL, o que garantiu uma maior força política ao partido na época. Já em 2006, houve a união ao Partido de Reedificação da Ordem Nacional (PRONA), que resultou na criação do Partido da República (PR).

Entretanto, em 2019, a agremiação deliberou em Convenção Nacional pela mudança de sua nomenclatura, tendo sido homologada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a modificação da denominação do Partido da República (PR) para a volta do uso do nome Partido Liberal (PL).

Em novembro de 2021, o ex-presidente Jair Bolsonaro se filiou ao partido, marcando um novo momento para o PL, que viu, após as eleições federais de 2022, sua bancada se consolidar como a maior tanto na Câmara quanto no Senado, especialmente por causa da filiação de aliados do líder conservador aos quadros da sigla.

Pleno News

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui