O pedido de impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes superou, nesta sexta-feira (13), a marca das 1,5 milhão de assinaturas e já se tornou uma das maiores da História na plataforma Change.org.
A petição teve início em 16 de agosto, após revelações do jornalista Glenn Greenwald na Folha de S.Paulo que indicam o uso “fora do rito” dos poderes do ministro do STF, que também foi vice-presidente e presidente do Tribunal Superior Eleitoral nos últimos quatro anos.
Com 1.502.363 assinaturas até a manhã desta sexta-feira, pedido tem como meta superar a marca das 3 milhões de nomes. O maior pedido de impeachment da História no Brasil foi contra a ex-presidente Dilma Rousseff (PT), que recebeu mais de 2,2 milhões de nomes entre 2015 e 2016.
Outros personagens como o ex-presidente do Senado, Renan Calheiros, e até mesmo outros ministros do STF como Gilmar Medes, Dias Toffoli e Ricardo Lewandowski também já foram alvos de pedidos de impeachment. Calheiros, por exemplo, chegou a ter 1,6 milhão de assinaturas pelo seu impeachment na mesma plataforma.
Diário do Poder