O Governo do Estado, por meio do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), participou na manhã desta segunda-feira, 18, no Centro de Convenções, da 72ª Reunião de Trabalho do Conselho Estadual de Turismo do Rio Grande do Norte (CONETUR). O encontro conduzido pela subsecretária de Estado de Turismo, Solange Portela, abordou a atual situação do Rio Grande do Norte sobre as áreas afetadas pelo derramamento de óleo no litoral.
O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), representado pela supervisora do Núcleo de Apoio à Gestão Ambiental dos Municípios, Iracy Wanderley, apresentou a situação atual das praias afetadas pelo resíduo, os trabalhos que vêm sendo realizados mediante às ações do Plano Estadual de Mitigação e Resposta, ações de gestão e educação ambiental adotadas pelo órgão estadual e pelo GGI/Comando Unificado de Incidentes. “A intervenção na reunião de hoje foi importante, principalmente, para esclarecer as ações desenvolvidas pelo Estado no combate à presença do óleo no litoral potiguar”, ressaltou a supervisora.
Em seguida, o coordenador da Defesa Civil, Marcos Carvalho, destacou a relativa tranquilidade em relação a situação do óleo nas praias. “Continuamos realizando o monitoramento diário em parceria com as Coordenadorias Municipais de Defesa Civil, que são responsáveis por encaminhar as informações a respeito do cenário da costa potiguar. Além disso, continuamos realizando o processo de capacitações dos voluntários, que atuam na limpeza das praias, a arrecadação e distribuição de Equipamentos de Proteção Individual nos municípios afetados, além de material de coleta e armazenamento”, disse o coordenador.
Carvalho acrescentou ainda que, até o momento, já foram realizadas 15 capacitações. Nesta terça-feira, 19, acontecerá uma no município de Pedra Grande, na praia de Exú Queimado. E na próxima sexta-feira, 22, será a vez de Natal, no auditório da Escola de Governo/Centro Administrativo.
A reunião contou com a presença dos membros do Conetur, do qual fazem parte, representantes do poder público, das instâncias regionais, setor privado e terceiro setor, além de convidados permanentes e externos. O Conetur é um órgão colegiado, vinculado à Secretaria Estadual de Turismo (SETUR), responsável por propor diretrizes, por oferecer subsídios e contribuir para a formulação e implementação da Política Estadual de Turismo. As reuniões de trabalho acontecem trimestralmente.
A pauta da reunião desta segunda-feira, 18, também abordou a apresentação do andamento das obras do Forte dos Reis Magos; apresentação do curso de Pós-Graduação em Administração em Hoteleira da UERN e a Síntese sobre a Clandestinidade no Turismo em nosso Estado.
Situação atual
Segundo o Boletim do IBAMA, emitido em 17/11, o Rio Grande do Norte apresenta 51 áreas livres da presença de óleo, 18 apontam a incidência de vestígios/esparsos e 2 áreas com a presença de óleo, sendo elas: a Foz do Rio Catú, no município de Canguaretama e a Praia de Barreta, em Nísia Floresta. As informações sobre a presença dos resíduos nas praias, através de boletins do GGI/Comando, relatórios de monitoramento, vistoria, análise de correntes marítimas e diversas orientações à população, estão disponíveis em: www.idema.rn.gov.bre www.gabinetecivil.rn.gov.br