A moda reflete ao cenário atual em que vivemos e muito têm se discutido sobre objetificação e a liberdade sexual das mulheres. Desse modo, o surgimento de uma nova tendência no mundo da moda está ‘causando’ entre as celebridades. Os ‘naked dress’, roupas que imitam um corpo nu, estão cada vez mais em evidência em baladas, desfiles de moda e até eventos de tapete vermelho. Confira mais detalhes sobre a polêmica tendência, a seguir.
Ousadia
Uma tendência que está chamando a atenção no mundo da moda atualmente são as estampas que simulam o corpo nu, mas com um toque de ironia.
Essas estampas, que fazem referência ao “naked dress” (vestido nu em inglês), estão em alta, e ao contrário da tendência de mostrar os mamilos, elas apenas ilustram o corpo humano, criando uma ilusão de ótica. Continue lendo, logo abaixo, e entenda a nova febre do momento.
Os segredos do ‘naked dress’
As imagens emuladas por esse estilo incluem peitos, abdomens, músculos e até mesmo ondas de calor. Essa estética, conhecida como “trompe l’oeil” (‘que engana o olho’, em francês), teve seu auge nos anos 1990, especialmente na alta costura, e agora está de volta, mas de uma forma mais ousada.
Censura nas redes
É interessante notar que, embora o Instagram e o Facebook proíbam a exibição do mamilo feminino, o sucesso dessa tendência tem permitido que as mulheres contornem essa censura nas redes sociais.
Em setembro, a artista costa-marfinense Laetitia Ky postou uma foto no Instagram usando um vestido que dava a ilusão de que ela estava nua, mesmo que a peça cobrisse a maior parte do corpo. Surpreendentemente, o algoritmo não impediu a publicação.
A cantora Anitta também aderiu a essa tendência, publicando uma foto no Instagram usando uma blusa que simulava seios nus. A ilusão de ótica do trompe l’oeil é tão convincente que, em alguns casos, a rede social não consegue distinguir entre o desenho e um corpo real, levando à censura das imagens.
Metrópoles