HOSPITAL ONOFRE LOPES VAI SEDIAR NESTA QUARTA-FEIRA MUTIRÃO DE CIRURGIA, ATRAVÉS DO SUS

O Hospital Universitário Onofre Lopes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) vai realizar hoje mutirão de procedimentos via Sistema Único de Saúde (SUS). Serão feitas 100 cirurgias oftalmológicas, 1,2 mil avaliações em tireoide e 200 atendimentos oftalmológicos, além de ações antitabagismo e acolhimento das mães de crianças com microcefalia.

A ação faz parte do 2º Mutirão Nacional da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). A previsão é que sejam disponibilizados mais de 8 mil procedimentos, o que é equivalente ao dobro de atendimentos realizados na primeira edição do mutirão. Ao todo, 39 hospitais universitários federais participam do mutirão de cirurgias.

De acordo com a Ebserh, as unidades de saúde, espalhadas em todas as cinco regiões do país, vão oferecer 668 cirurgias em 16 especialidades, 4,8 mil exames em 31 especialidades, 3,4 mil consultas referentes a 30 especialidades, além de 167 atividades educativas. O objetivo é reduzir a demanda reprimida nas unidades e na rede do SUS.

O presidente da entidade, Kleber Morais, acredita que o evento busca a melhoria do sistema público de saúde. “O mutirão mostra a relevância dos hospitais universitários federais para o usuário do SUS. É nosso papel oferecer atendimento a quem precisa, além de apoiar o ensino, a pesquisa e inovação tecnológica.”

Dados da Ebserh indicam que, na primeira edição do mutirão, foram realizados 3.649 atendimentos em 22 estados e no Distrito Federal, incluindo 664 cirurgias, 879 consultas e 2,1 mil exames.