O autor do ataque foi morto pelas forças de segurança e era um funcionário administrativo da Polícia com cerca de 20 anos de experiência. Segundo reconstrução divulgada pela BFMTV, a ação começou por volta das 13h.
Armado de um punhal de cerâmica, o homem esfaqueou uma policial perto de seu escritório e, em seguida, caminhou por outras áreas da delegacia, atingindo um agente dentro de seu gabinete, outro em uma escada e o quarto no pátio.
Em entrevista à imprensa local, um representante do sindicato dos policiais disse que o agressor era um “funcionário-modelo” e não tinha histórico de problemas.
A delegacia está situada na Île de la Cité, em pleno centro de Paris e onde fica a Catedral de Notre-Dame. O premier Édouard Philippe e o ministro do Interior Christophe Castaner já se dirigiram ao local.
Os investigadores suspeitam que o ataque tenha sido motivado por um “conflito interno” entre policiais. A ação ocorreu um dia depois de uma greve nacional da Polícia da França por causa do aumento da violência contra as forças de segurança e dos casos de suicídio entre agentes.