SELO BLOG FM (4)

Hamas volta a agradecer posicionamento de Lula contra Israel

FOTO: REPRODUÇÃO

O Hamas voltou a parabenizar o posicionamento de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) contra as ações de Israel na Faixa de Gaza, que vive uma recente ofensiva em Rafah. Desde o início do conflito, em setembro do ano passado, o presidente brasileiro não poupou críticas às decisões do governo de Benjamin Netanyahu contra o enclave no Oriente Médio.

“O presidente Lula já condenou publicamente os crimes de guerra de Israel. O seu governo ainda se alinhou a instituições internacionais, como a Corte Internacional de Justiça, que apela pelo fim do genocídio israelita em curso em Gaza”, afirmou o porta-voz do grupo Muslim Imran, em entrevista ao Metrópoles.

A declaração do Hamas acontece no momento em que o governo Lula sobe o tom contra Israel. Nessa quarta-feira (29/5), a diplomacia brasileira ordenou a remoção do embaixador do Brasil em Tel Aviv, Frederico Meyer, que foi transferido para o cargo de representante especial na Conferência do Desarmamento em Genebra, na Suíça.

Além disso, Lula voltou a criticar a ofensiva israelense contra a Faixa de Gaza no último fim de semana, durante evento em São Paulo.

Ao comentar sobre a guerra, que já se estende por mais de sete meses, o presidente brasileiro pediu solidariedade ao povo palestino e afirmou que o governo de Benjamin Netanyahu “continua matando mulheres e crianças” na Faixa de Gaza.

Anteriormente, o Hamas já havia parabenizado uma fala do presidente brasileiro, quando Lula comparou as ações do governo de Benjamin Netanyahu contra os palestinos a de nazistas contra judeus durante o Holocausto.

“Acredito que o discurso do presidente [Lula] é poderoso e influente em falar do fato de que Israel é um Estado que comete crimes de genocídio”, disse um porta-voz do grupo na época. “Nós apreciamos muito a declaração.”

Metrópoles

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui