SELO BLOG FM (4)

Haddad: A crise econômica atual é responsabilidade do golpe, de Bolsonaro e da Lava Jato

ELE DESCREVE EM ARTIGO OS FATORES QUE O FAZ PREVER UM “DESEMPENHO ECONÔMICO PÍFIO” DO BRASIL NOS PRÓXIMOS ANOS. FOTO: DIVULGAÇÃO

Em artigo publicado neste sábado (12) na Folha de S. Paulo, o ex-ministro e ex-prefeito Fernando Haddad (PT) responsabilizou o golpe de 2016, a Lava Jato e a equipe econômica de Jair Bolsonaro pela crise econômica que assola o Brasil.

Mestre em Economia, o candidato do PT à presidência nas eleições de 2018 afirma que é “patente a ausência de formuladores de política na atual equipe econômica” e faz um retrospecto da forma como governos anteriores lidaram com a questão econômica do país para elucidar quais fatores levaram o Brasil à atual situação.

“FHC gerou superávit pelo aumento da carga tributária, mas não logrou cumprir as metas de inflação. Lula procurou compensar a valorização do real, acumulando reservas cambiais. Dilma, diante da perspectiva de desaceleração econômica, enfraqueceu a base fiscal”, explica Haddad.

De acordo com o petista, em 2015 “uma tempestade perfeita promoveu o colapso da economia”. Ele cita como exemplo a agenda adotada para estimular a economia. “Fortemente influenciadas pela Fiesp, as desonerações fiscais, o Supersimples, a campanha pela redução artificial dos custos de energia etc. revelaram-se equivocadas”, pontuou o ex-prefeito, antes de relembrar o papel do PSDB após as eleições de 2014, que se recusou a aceitar a vitória de Dilma Rousseff e, conforme confirmou o ex-senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), “votou contra princípios básicos nossos, sobretudo na economia, só para ser contra o PT”.

Em seguida, Haddad explica como a operação Lava Jato contribuiu para a derrocada da economia brasileira. “A experiência internacional deveria ter servido de guia para lidar com grandes empresas dirigidas por gente corrupta ou imoral”, ressalta.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui