SELO BLOG FM (4)

Groenlândia pede a moradores para estocarem suprimentos

FOTO: EFE

Sem mencionar diretamente as tensões geopolíticas com os Estados Unidos, o governo da Groenlândia divulgou nesta quarta-feira (21) um guia para que a população se prepare para crises no qual pede que cada família estoque suprimentos suficientes para sobreviver por cinco dias sem ajuda externa.

No documento, as autoridades afirmam que a autossuficiência doméstica é fundamental para que o governo possa concentrar seus esforços onde as necessidades e vulnerabilidades forem maiores.

O prazo de cinco dias foi estipulado com base em análises de riscos, para prevenir cenários em que serviços básicos possam ser temporariamente interrompidos. A ideia é dar tempo para que o sistema do país se normalize.

Entre os itens considerados essenciais estão ao menos 3 litros de água por dia, alimentos em conserva ou que possam ser armazenados fora da geladeira e que não precisam passar por cozimento. Também é recomendado buscar fonte alternativa de calor, roupas térmicas, cobertores e velas.

Remédios e kits de primeiros socorros com curativos são alguns dos outros itens citados, além de produtos de higiene. Power banks, baterias, lanternas e dinheiro em espécie também são recomendados. O governo ainda cita que, em caso de emergência, o ideal é manter todas as pessoas da casa em um só cômodo como forma de preservar o calor.

Na lista de motivos que poderiam acionar o sistema de emergência, o governo lista tensões geopolíticas, eventos climáticos, falhas tecnológicas, ataques cibernéticos e acidentes.

O presidente Donald Trump tem falado reiteradamente em anexar a Groenlândia, território autônomo da Dinamarca ao seu país. Ele cita como motivos questões de segurança nacional, apontando o aumento da influência russa e chinesa na região.

Pleno News

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui