SELO BLOG FM (4)

Governo Trump exige verificação de redes sociais em pedidos de visto de brasileiros

FOTO: DANIEL TOROK

A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil anunciou nesse domingo (24) uma nova exigência para brasileiros que solicitarem determinados tipos de visto norte-americano. Governo Donald Trump fará verificação de redes sociais em pedidos de visto.

Agora, candidatos deverão informar suas contas em redes sociais, que precisam estar em modo público (abertas), para que sejam verificadas pelas autoridades consulares.

A medida vale para quem pretende solicitar vistos das categorias F, M e J — geralmente destinados a estudantes, intercambistas e participantes de programas educacionais e culturais. Segundo a embaixada, além da nova regra, os agendamentos de entrevistas também foram retomados no país.

A exigência de fornecer informações de redes sociais não é inédita. Ela começou a ser implementada pelo Departamento de Estado dos EUA em 2019, durante o governo Donald Trump, como parte de um pacote de medidas para ampliar a checagem de antecedentes de estrangeiros.

Na época, a regra foi justificada como um reforço à segurança nacional, permitindo que autoridades analisassem possíveis vínculos com atividades ilegais ou extremistas.

De acordo com o governo norte-americano, a verificação das redes sociais é uma extensão do processo tradicional, que já exige histórico de viagens, contatos no país e informações financeiras.

O anúncio da embaixada gerou intensa repercussão nas redes sociais. Entre os comentários, surgiram dúvidas de quem não possui perfis ativos em plataformas digitais e questionamentos sobre como será feita a análise em casos desse tipo.

Enquanto críticos enxergam a medida como “perseguição política” ou uma forma de restrição indireta à liberdade de expressão, apoiadores defendem que a checagem ajuda a aumentar a segurança e a reduzir riscos de fraudes e atividades ilegais.

O cenário surge num momento em que a relação política entre Brasil e Estados Unidos está estremecida, por conta de Trump e aliados não concordarem com a investigação do ex-presidente Jair Bolsonaro.

A correlação da exigência de verificação de redes sociais em pedidos de visto a brasileiros e a disputa política, não está descartada. Essa seria mais uma maneira de punir, com quem discorda da política internacional de Donald Trump, mas também de opositores a família Bolsonaro.

NDMais

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui