SELO BLOG FM (4)

Governo Lula proíbe estados de usarem o Zé Gotinha sem permissão

FOTO: DIVULGAÇÃO

O Ministério da Saúde enviou uma circular aos governos estaduais dizendo que o famoso personagem Zé Gotinha, das campanhas de vacinação, pertence exclusivamente ao governo federal. “O uso de sua imagem é exclusivo do Ministério da Saúde”, diz o texto. Na prática, estados que quiserem usá-lo em suas ações voltadas ao tema terão de pedir autorização prévia ao governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

No ofício, assinado em 26 de junho pelo secretário-executivo do ministério, Swedenberger do Nascimento Barbosa, o governo justifica a determinação dizendo que o personagem é um símbolo “do Ministério da Saúde” que “tem como origem um movimento de países latino-americanos para a erradicação da poliomielite”.

“O Zé Gotinha é uma criação do artista Darlan Rosa, que cedeu os direitos de uso da imagem do personagem ao Ministério da Saúde” e “o uso de sua imagem é exclusivo” do órgão, diz o texto.

O documento afirma que, caso um estado peça permissão prévia para usar o personagem, “cada Superintendência Estadual do Ministério da Saúde conta com uma fantasia e um ativador que podem ser disponibilizados para participar de eventos, cuja pauta coadunam com a imagem do Zé Gotinha”.

Personagem dos anos 1980

O Zé Gotinha está presente nas campanhas de vacinação desde os anos 1980. No ano passado, Lula citou o personagem em mais de uma ocasião para criticar o adversário Jair Bolsonaro (PL), por causa da série de ataques que o ex-presidente fez a vacinas durante a pandemia de Covid-19, que matou mais de 700 mil pessoas no Brasil.

Metrópoles

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui