
O Governo do Estado de Santa Catarina, sob comando do governador Carlos Moisés da Silva (PSL), homologou no documento final do Currículo Base da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do Território Catarinense, o item “Identidade de Gênero”.
De acordo com o documento, entre as habilidades trabalhadas, está “selecionar argumentos que evidenciem as múltiplas dimensões da sexualidade humana (biológica, sociocultural, afetiva e ética)”.
Mecanismos reprodutivos e sexualidade serão objetos de estudos de alunos do 8º ano do ensino fundamental (entre 13 e 14 anos). Eles verão, por exemplo, a maturação sexual do adolescente, ciclo menstrual, fecundação, métodos contraceptivos, etapas da gravidez, tipos de parto, reprodução e sexualidade – aspectos psicológicos, emoções, sentimentos (amor, amizade, confiança, autoestima, desejo, prazer e respeito), além da identidade de gênero.
O documento final do Currículo Base foi entregue na última quarta-feira, 17, ao Conselho Estadual de Educação. De acordo com o Governo de Santa Catarina, o novo currículo foi escrito pela Secretaria de Estado de Educação (SED), União dos Dirigentes Municipais de Santa Catarina (Undime), Conselho Estadual de Educação (CEE), União Nacional de Conselhos Municipais de Educação (UNCME) e a Federação Catarinense de Municípios (Fecam).
O documento é norteado pela Base Nacional Comum Curricular do MEC. A versão catarinense aprovada pelo Conselho Estadual de Educação (CEE) no dia 17 de junho.

“Com 450 páginas o currículo reúne as novas diretrizes e especificidades do ensino para o Estado, após cinco anos da última atualização. Ele engloba as dimensões de Educação no Campo, Ambiental, Indígena, Quilombola, Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos. Nas novas diretrizes, todas essas dimensões são articuladas no percurso formativo, da educação infantil até as séries finais do Ensino Fundamental”, informa o governo.
Nas redes sociais, os usuários já começaram a opinar sobre o novo texto. Veja algumas reações:
É temerário q o governo homologue um Documento estabelecendo IDENTIDADE DE GÊNERO como conteúdo do Ensino Fundamental no Estado de Santa Catarina, o qual pode servir de "exemplo" aos outros estados da federação.
— Karen Agente 17 da CIA (@KarenCarollo) August 27, 2019
Resumindo: Após a aprovação da BNCC, que definiu os Conteúdos a…+
+a serem ensinados em todo país, o Estado de Santa Catarina homologou esse documento, inserindo IDENTIDADE DE GÊNERO como conteúdo de Todo o Estado, para crianças do Ensino Fundamental.
— Karen Agente 17 da CIA (@KarenCarollo) August 27, 2019
Esta na Página 379 do documento encaminhado.
Preto no branco!! Não acredito !!! Vou juntar outros pais !! Meus filhos estão em colégio particular, acho que não vão seguir… mas o assunto é coletivo. Agradeço a vcs. Estou PASMO !! pic.twitter.com/EUoATCNV31
— Sergio Maia (@SergioMaia16) August 27, 2019
Moro em SC, meus filhos adolescentes estudam aqui. Se isso for verdade arrebento com aquela merda toda.
— Sergio Maia (@SergioMaia16) August 27, 2019
@CarlosMoises Que babaquice é essa? Vc só existe pq acreditamos em uma ideia? Vai à pqp, seu futuro como político ñ existe. O povo catarinense ñ merece um idiota como vc à frente do nosso estado.
— Rodrigo Cevey Zolin (@rczolin) August 28, 2019
Isso dá base e permissão ao professor de Ciências de qualquer rede trazer o assunto às suas aulas. Mesmo que os pais se oponham.
— Gab ? BrunoM gab.ai/skidwasted (@skidwasted) August 27, 2019
Esse governador surfou na onda Bolsonaro mas é um comunista de merda. Já recebeu mst, tá querendo aumentar impostos do agro negócio e agora inserir ideologias de gênero nas escolas. Psl tem que expulsa-lo.
— ERIKA MOURA (@erikazinhauau) August 27, 2019
Alou, @AbrahamWeint @ArthurWeint precisamos dos senhores. ??

