SELO BLOG FM (4)

Governo de Santa Catarina inclui ‘Identidade de Gênero’ em currículo de educação para crianças e adolescentes; decisão repercute nas redes sociais

O DOCUMENTO É NORTEADO PELA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DO MEC

O Governo do Estado de Santa Catarina, sob comando do governador Carlos Moisés da Silva (PSL), homologou no documento final do Currículo Base da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do Território Catarinense,  o item “Identidade de Gênero”.

De acordo com o documento, entre as habilidades trabalhadas, está “selecionar argumentos que evidenciem as múltiplas dimensões da sexualidade humana (biológica, sociocultural, afetiva e ética)”.

Mecanismos reprodutivos e sexualidade serão objetos de estudos de alunos do 8º ano do ensino fundamental (entre 13 e 14 anos). Eles verão, por exemplo, a maturação sexual do adolescente, ciclo menstrual, fecundação, métodos contraceptivos, etapas da gravidez, tipos de parto, reprodução e sexualidade – aspectos psicológicos, emoções, sentimentos (amor, amizade, confiança, autoestima, desejo, prazer e respeito), além da identidade de gênero.

O documento final do Currículo Base foi entregue na última quarta-feira, 17, ao Conselho Estadual de Educação. De acordo com o Governo de Santa Catarina, o novo currículo foi escrito pela Secretaria de Estado de Educação (SED), União dos Dirigentes Municipais de Santa Catarina (Undime), Conselho Estadual de Educação (CEE), União Nacional de Conselhos Municipais de Educação (UNCME) e a Federação Catarinense de Municípios (Fecam).

O documento é norteado pela Base Nacional Comum Curricular do MEC. A versão catarinense aprovada pelo Conselho Estadual de Educação (CEE) no dia 17 de junho.

LEIA O TEXTO INTEGRAL

“Com 450 páginas o currículo reúne as novas diretrizes e especificidades do ensino para o Estado, após cinco anos da última atualização. Ele engloba as dimensões de Educação no Campo, Ambiental, Indígena, Quilombola, Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos. Nas novas diretrizes, todas essas dimensões são articuladas no percurso formativo, da educação infantil até as séries finais do Ensino Fundamental”, informa o governo.

Nas redes sociais, os usuários já começaram a opinar sobre o novo texto. Veja algumas reações:

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui