SELO BLOG FM (4)

Governo anuncia extinção do cargo de porta-voz da Presidência

FOTO: DIVULGAÇÃO

O cargo de porta-voz da Presidência da República será extinto nos próximos dias, segundo informado na noite desta quarta-feira (26) pelo Ministério das Comunicações (veja a íntegra da nota abaixo). Com isso, o atual porta-voz, general Otávio Rêgo Barros, deverá ser exonerado.

A pasta justificou que a mudança se deve à reestruturação ministerial realizada quando da recriação do Ministério das Comunicações, em junho, que acomodou o deputado federal Fábio Faria (PSD-RN). “Diante de toda reestruturação da Comunicação do Governo, o cargo de porta-voz da Presidência da República será desativado em novo decreto a ser publicado nas próximas semanas”, diz a nota.

Mais cedo, o Uol havia divulgado que o próprio general estava ciente da decisão, que também já havia sido comunicada aos ministros das Comunicações e da Secretaria de Governo, pasta à qual o porta-voz é hoje subordinado.

Rêgo Barros promovia briefings com jornalistas durante o primeiro ano do governo Jair Bolsonaro e no início de 2020, mas o posto foi sendo paulatinamente esvaziado conforme ocorriam divergências entre suas falas e as do presidente. Além disso, o porta-voz foi atacado pela ala ideológica do governo, ligada ao vereador e filho do presidente Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ). Carlos criticou a estratégia adotada em 2019 de promoção de cafés-da-manhã no Palácio do Planalto com jornalistas convidados. “Porta-voz serve para proteger e não para expôr”, afirmou ele em julho do ano passado.

Congresso em Foco

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui