O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL-SC), afirmou que o município de Pomerode, que tem 80% da população composta de cidadãos brancos e é conhecida como a cidade mais alemã do país, “se destaca pela cor das pessoas”.
A declaração foi dada durante evento de inauguração de uma Subestação no Vale do Itajaí, nessa quarta-feira (15/1).
O que aconteceu?
- O governador Jorginho Mello esteve em Pomerode para participar da abertura da 40ª edição da Festa Pomerana, evento que celebra as tradições germânicas, e inaugurar a ampliação da Subestação de Pomerode.
- Durante o evento, Jorginho Mello disse: “Pomerode se destaca pela beleza turística que tem, pelas casas, pela cor da pele das pessoas, pela mistura, pelo que representa para todos nós”.
- O município é conhecido como a cidade mais alemã do Brasil: segundo dados do último Censo, de 2022, cerca de 80% da população é branca.
- Após a fala considerada racista, o vereador de Florianópolis, Leonel Camasão (PSOL) disse estudar acionar a Justiça contra o governador.
Metrópoles
1 Comentário
Essa fala do governador se aplica literalmente a Salvador,quanto as belezas naturais, o turismo é a cor da pele em sua maioria dos soteropolitanos.