A cantora Gal Costa morreu aos 77 anos, nesta quarta-feira (9/11), em sua residência. A assessoria da artista chegou a confirmar que a causa da morte teria sido um infarto, mas pouco depois voltou atrás da declaração.
Gal se apresentaria no sábado (5/11) no festival Primavera Sound, em São Paulo, mas cancelou o show alegando que precisava de mais tempo para se recuperar de uma cirurgia realizada no final de setembro.
O procedimento foi para a retirada de um nódulo na fossa nasal direita e ocorreu em São Paulo. Uma das possíveis causas para o surgimento de nódulos no nariz é o desenvolvimento de um câncer. A artista, no entanto, era discreta em relação à saúde e não há confirmação ou informação oficial sobre esse diagnóstico. Gal estava sob a responsabilidade da equipe do Hospital Albert Einstein.
Problemas cardíacos
Apesar da falta de informação sobre o caso, a primeira resposta da assessoria de imprensa da cantora foi que ela teria sofrido um infarto. O problema no coração ocorre quando o fluxo sanguíneo é interrompido, afetando o funcionamento do órgão e causando a morte de alguns tecidos que não recebem sangue durante o período.
O infarto pode levar à morte imediata ou a prejuízos irreversíveis. Os principais fatores de risco são tabagismo e colesterol alto. Hipertensão, obesidade, estresse, depressão e diabetes também podem levar ao quadro.
Metrópoles