As Forças de Defesa de Israel (FDI) publicaram nesta terça-feira (14) imagens de homens armados na sede da Agência da ONU (Organização das Nações Unidas) para os Refugiados Palestinos (UNRWA) em Rafah. No momento Israel realiza uma ofensiva terrestre contra os terroristas do grupo Hamas que causou o êxodo de palestinos refugiados na cidade.
Nas imagens, é possível ver homens carregando fuzis, identificados por Israel como terroristas, junto de funcionários da ONU, carros identificados com o nome da instituição bilateral e outras armas de fogo.
Segundo a FDI, o local corresponde a um complexo logístico da UNRWA localizado no leste de Rafah que organiza a distribuição de ajuda humanitária para palestinos na Faixa de Gaza. A movimentação foi flagrada durante operação de monitoramento no último sábado (11).
Até o momento, nem a ONU e a UNRWA se manifestaram sobre o caso.
Em janeiro a UNRWA foi alvo de uma polêmica após 12 funcionários terem sido acusados de estar envolvidos no ataque terrorista do Hamas em Israel, no dia 7 de outubro de 2023, data que iniciou a guerra na Faixa de Gaza. Já em maio, a FDI afirmou que atacaram uma central de comando do Hamas em uma sede da agência em Gaza.
A FDI disse ainda que, após o flagra, representantes do Coordenador de Atividades Governamentais nos Territórios (COGAT, em inglês), unidade do Ministério da Defesa Israelense, transmitiram as descobertas para as autoridades da comunidade internacional e pediram à ONU que conduzisse uma investigação urgente sobre o caso.
Além disso, representantes do governo israelense alertaram a ONU contra a presença e a atividade terroristas no complexo do centro logístico da UNRWA e a segurança das instalações da organização.
Diário do Poder