O Tribunal de Recurso de Paris condenou, nesta quarta-feira (14/2), o ex-presidente francês Nicolas Sarkozy, em segunda instância, a um ano de prisão, incluindo seis meses de suspensão, no caso que ficou conhecido no país como “Bygmalion”, por gastos excessivos durante a campanha presidencial — que ele perdeu — de 2012. De acordo com seu advogado, ele vai recorrer da sentença no mais alto tribunal nacional.
Os seis meses de prisão da pena aplicada ao ex-presidente da França (2007-2012) serão ajustados, especificou a presidente do tribunal na leitura da decisão, acrescentando que a corte “regressou à quantidade exigida na primeira instância pelo Ministério Público”.
Em setembro de 2021, o Tribunal Criminal de Paris considerou Nicolas Sarkozy culpado por exceder significativamente o limite legal de despesas e o condenou a um ano de prisão por financiamento ilegal de campanha. O tribunal, no entanto, solicitou que a sentença fosse executada imediatamente, em casa, sob vigilância eletrônica.
Metrópoles