Um caso de racismo tem repercutido na cidade de Natal nesta quarta-feira (9). Um fotógrafo negro, que atua na capital potiguar, teve sua imagem, reproduzida de uma câmera de segurança, divulgada em grupos do WhatsApp com a informação de que ele estaria planejando assaltos na região. A fake news foi rebatida pelo próprio profissional, que utilizou as redes sociais para relatar o episódio e informar que o registro foi feito no momento em que ele parou para pedir uma informação.
Por meio de uma live em seu perfil no Instagram, Diogo Maozinha contou como tudo aconteceu. Era por volta de meio-dia da terça-feira quando ele estava na Avenida Afonso Pena, no bairro Petrópolis, zona leste de Natal, caminhando em direção a uma agência de câmbio. Como teve dificuldade de encontrar o endereço de destino, parou em dois estabelecimentos para pedir informações sobre a localização. No segundo, conforme relata o fotógrafo, notou uma certa desconfiança por parte das pessoas que o atenderam, mas conseguiu a informação e seguiu para a agência de câmbio.
O fotógrafo contou que, à noite, quando chegou em casa, uma amiga entrou em contato informando que a imagem dele estava sendo divulgada nos grupos do WhatsApp. “A mensagem nos grupos dizia que eu estava fingindo que estava pedindo informação, mas na verdade estava observando o local para cometer assaltos. Quando eu vi essa mensagem, bateu um desespero. Fiquei muito triste”, contou.
Portal da Tropical