Apesar de ser um astro mundialmente conhecido, a foto do norte-americano Michael B. Jordan foi parar em catálogo para reconhecimento de suspeitos de uma chacina que aconteceu no Ceará em 25 de dezembro de 2021.
Segundo informações do Diário do Nordeste (via Revista Monet), a investigação local usa a controversa técnica do reconhecimento fotográfico para identificar possíveis suspeitos do crime, que ficou conhecido Chacina da Sapiranga. A foto de Michael B. Jordan é uma das três imagens do Termo de Reconhecimento Fotográfico da Polícia Civil do Ceará.
A partir do Termo de Reconhecimento no qual a Michael B. Jordan está presenta, um adolescente de 16 anos foi apontado como suspeito de envolvimento na chacina no Ceará. O Diário do Nordeste apurou que fotos de profissionais do meio artístico foram usadas para apuração outra chacina, a de Quiterianópolis, ocorrida em 18 de outubro de 2020.
Diante das revelações sobre a foto de Michael B. Jordan nas investigações, a Polícia Civil do Ceará não respondeu à reportagem do Diário do Nordeste. As autoridades do estado, contudo, afirmaram quem 28 pessoas envolvidas no ocorrido foram identificadas por meio das técnicas usadas.
“Cabe destacar que o trabalho policial juntou elementos comprobatórios por meio de provas técnicas, através de perícias, e testemunhais,” explicaram os representantes das autoridades que investigam a chacina.
Michael B. Jordan antes da fama
Apesar de ser mundialmente famoso, Michael B. Jordan teve um outro trabalho antes de ser ator. Durante entrevista com Ellen DeGeneres, Jordan revelou que trabalhava com catering, serviço responsável por designar o serviço de fornecimento de refeições coletivas, no antigo negócio dos pais dele. O ator começou no emprego quando era criança.
Revista Rolling Stone