SELO BLOG FM (4)

Ford pretende vender Troller e salvar fabricante nacional

FUNCIONÁRIOS DA EMPRESA CEARENSE REVELAM DESEJO DA MONTADORA EM REPASSAR OPERAÇÕES NO CEARÁ. FOTO: DIVULGAÇÃO

O comunicado em que a Ford divulgou o fechamento de todas as suas fábricas no Brasil levantou diversos questionamentos, sobretudo em relação ao futuro da Troller no Brasil. A linha de montagem dos jipes em Horizonte (CE) também será fechada e iniciou especulações sobre o fim da última grande montadora brasileira.

A marca iniciou sua produção em 1997 e atualmente fabrica somente o jipe T4, em duas versões, com câmbio manual ou automático. Em 2007 a empresa foi comprada pela Ford, que desenvolveu a segunda (e atual) geração do T4 tendo como base a plataforma da Ranger. Em 2020 foram vendidos 1.301 Troller, segundo a Fenabrave, e a fábrica cearense é a última a ser fechada dentro da nova reestruturação da Ford, no final de 2021.

Esse tempo foi criado para que a Ford tente vender a Troller para outra empresa — única forma da marca nacional continuar existindo. Um áudio que circula nas redes sociais, atribuído a um gerente de concessionária, foi o primeiro indicativo das mudanças.

Autoesporte ouviu três fontes ligadas à marca que não só confirmaram a veracidade do áudio como deram mais detalhes da venda. “Havia a intenção de encerrar a operação da Troller, mas executivos do alto escalão defenderam a oferta da marca junto da fábrica no Ceará”, detalhou um funcionário que pediu para não se identificar.

Em nota, a Ford repetiu parte do comunicado da reestruturação, sem negar a venda da Troller:

“A fábrica da Troller em Horizonte continuará operando até o quarto trimestre de 2021. A Ford continuará facilitando alternativas possíveis e razoáveis para partes interessadas adquirirem as instalações produtivas disponíveis”, afirma.

Por enquanto não há indicativos dos possíveis interessados na aquisição da empresa. Ao longo desta segunda (11) o governador da Bahia Rui Costa (PT) cogitou até uma aproximação com a China para a compra do complexo de Camaçari (BA). A unidade da Troller, porém, é muito menor e demanda a manutenção de todo o pós-venda dos mais de 20 mil T4 que clubes estimam ainda rodarem no Brasil.

Autoesporte

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui