
O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) afirmou nesta terça-feira (12) que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, deu um “gesto gigante” em favor da anistia no Brasil. A declaração foi feita após o recuo do governo americano em medidas que vinham pressionando o país.
Segundo o senador, o posicionamento de Trump representa o “início de um caminho” para que as relações entre Brasil e Estados Unidos voltem à normalidade democrática. Para Flávio, o sinal dado por Washington abre espaço para avanços internos.
Flávio também citou a votação do Projeto de Lei da Dosimetria, prevista para a próxima semana no Senado. Ele disse acreditar que a medida pode levar os EUA a retirarem totalmente as sobretaxas sobre produtos brasileiros. “A bola está com a gente”, escreveu.
De acordo com o parlamentar, o gesto do presidente americano seria um primeiro passo para reduzir a tensão diplomática entre os dois países, ampliada após sanções e críticas envolvendo ministros do Supremo Tribunal Federal.
A retirada das restrições ocorreu depois de um pedido direto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a Trump. Na semana passada, o líder americano afirmou ter tido uma conversa produtiva com Lula sobre comércio, tarifas e sanções.
Pleno News

