O terceiro e último dia do “Festival do Atum: De Areia Branca para o Mundo!” no largo do cais Tertuliano Fernandes atraiu mais de 15 mil pessoas, somando visitantes do corredor gastronômico e o público que compareceu ao show do forrozeiro Flávio José, autor de sucessos como “Caboclo Sonhador” e “De Mala e Cuia”. A conta total de participantes do Festival somando-se os três dias ficou na casa dos mais de 40 mil, que vieram — seja da cidade, seja de longe — para prestigiar o evento, que celebra a cultura atuneira.
No seu terceiro dia, a programação do Festival teve início bem cedo, com uma ação social dedicada a assistência dos pescadores e suas famílias, aqueles que são diretamente envolvidos com a aquisição do atum. Pela noite, a degustação no corredor gastronômico teve início às 20:00, antevendo a programação cultural no palco, que iniciou com o forró Bota Pra Torar, antes da mistura do gênero nordestino voltar ao palco com o show animado de Flávio José.
A primeira edição do Festival do Atum em sequência ao Festival Gastronômico do Atum realizado ano passado em Areia Branca, foi recebido com muito otimismo entre os organizadores. “Estamos muito felizes com o resultado do Festival do Atum”, disse a prefeita Iraneide Rebouças. O único evento do segmento em todo o país, o Festival do Atum contou com cerca de 40 estandes, entre eles empresas da região com espaços institucionais, artesãos e o Corredor Gastronômico composto por 28 restaurantes de Areia Branca, Mossoró e Natal, além da estrutura de praça de alimentação de capacidade de até 500 pessoas. O largo do cais ainda contou com um palco para abrigar os shows de grandes artistas nacionais, como Geraldo Azevedo, Leo Chaves e Flávio José, sem falar na participação de músicos da terra nos três dias de evento. “Nós estamos muito otimistas para a realização da próxima edição, que será ainda maior do que este”, finalizou a gestora.
Atum no Rio Grande do Norte
O Rio Grande do Norte é o maior produtor de atum do Nordeste, concentrando cerca de 70% do fornecimento regional da região — onde destes, 60% é produção de Areia Branca, segundo dados da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN). A pesca comercial movimenta mais de 270 milhões de dólares em todo o Brasil, produzindo cerca de 50 mil toneladas por ano. O evento tem como objetivo consolidar o pescado como um símbolo da economia de Areia Branca, buscando atrair recursos e benefícios para o município, na forma do crescimento do comércio e da indústria. “Se nós temos 60% de 70% do pescado do estado, devemos investir para que isso aconteça na nossa cidade. É isso que vai gerar emprego, renda e fazer o dinheiro circular aqui dentro”, defendeu a prefeita.