Na madrugada deste sábado (29), um alinhamento de planetas poderá ser observado a olho nu no céu do Brasil. Pouco antes do amanhecer, será possível ver Saturno, a Lua, Marte e Júpiter formando uma linha reta.
Esse fenômeno, conhecido como “conjunção” na astronomia, será visível tanto no hemisfério norte quanto no hemisfério sul.
Uma conjunção ocorre quando dois ou mais corpos celestes parecem estar próximos no céu, embora estejam separados por milhares de quilômetros no espaço.
Embora o evento esteja marcado para 29 de junho, o alinhamento dos planetas com a Lua também poderá ser visto alguns dias antes ou depois dessa data.
Para observar esse alinhamento, o melhor horário é pouco antes do nascer do Sol. A forma ideal é a olho nu, procurando os astros próximos ao horizonte na direção leste. É recomendável escolher um local sem obstáculos que bloqueiem a visão do horizonte.
Segundo Rodolfo Langhi, coordenador do Observatório Didático de Astronomia da Unesp, se você tiver um binóculo ou telescópio, poderá apontá-lo para cada astro separadamente e visualizá-los com ampliação.
Além disso, há uma “participação secreta” nesse alinhamento: Urano, que estará entre Marte e Júpiter no céu, mas não será visível a olho nu.
Dos cinco planetas visíveis a olho nu no céu noturno (Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno), três farão parte dessa conjunção com a Lua no sábado.
Além desse evento, nos dias 27 e 28 de junho, também será possível observar outras duas conjunções no céu noturno. Na madrugada do dia 27, a Lua estará próxima de Saturno, ambos nascendo na direção leste. No dia seguinte, Júpiter passará ao lado do aglomerado de estrelas das Híades, pouco antes do amanhecer, também na direção leste.
Terra Brasil Notícias