SELO BLOG FM (4)

Fauna potiguar: Projeto Bichos da APA Bonfim-Guaraíra registra vida selvagem

PROJETO BICHOS DA APA BONFIM-GUARAÍRA ESTÁ EM CURSO E SEGUIRÁ REALIZANDO O LEVANTAMENTO DE DADOS. FOTO: DIVULGAÇÃO

O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente – Idema, por meio da gestão da Área de Proteção Ambiental Bonfim-Guaraíra (APABG), juntamente com a equipe do Ecoposto da Unidade Conservação e parceiros locais, iniciou o Projeto Bichos da APA Bonfim-Guaraíra, que consiste no levantamento da fauna terrestre presente na região da Lagoa do Bonfim, local de grande relevância hídrica e recreativa, e sede da APA.

Nas últimas semanas, a equipe tem percorrido fragmentos de Mata Atlântica da área e instalado armadilhas fotográficas, um tipo de câmera especial sensível a calor e movimento que faz fotos ou vídeos na presença de algum animal.

De acordo com o gestor da APA Bonfim-Guaraíra, Paulo Marinho, “com o projeto pretendemos melhorar o conhecimento biológico sobre a Unidade de Conservação, e também sensibilizar os atores locais e o público em geral, através da divulgação de imagens e vídeos de animais silvestres carismáticos, que podem despertar o sentimento de engajamento com o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável”, afirmou o gestor.

O Projeto Bichos da APA Bonfim-Guaraíra está em curso e seguirá realizando o levantamento de dados. Em uma semana de trabalho, os registros permitem afirmar que pelo menos quatro espécies de mamíferos terrestres ocorrem na área: raposa (Cerdocyon thous), tatu-peba – (Euphractus sexcinctus), tamanduá-mirim (Tamandua tetradactyla) e timbu – (Didelphis albiventris). Além destes, também já foram fotografados nos fragmentos florestais próximos ao Ecoposto da Unidade de Conservação, uma ave a jacupemba (Penelope superciliaris) e um lagarto de grande porte, teju ou teiú (Salvator merianae).

“Os primeiros resultados são animadores, foram encontrados justamente onde são realizadas atividades de educação e sensibilização ambiental, através das trilhas feitas com alunos de escolas da região, o que só reforça a relevância do trabalho executado pela gestão da UC, em cooperação com os parceiros locais em prol da conservação da biodiversidade”, explicou Marinho.

Para realização do projeto, a gestão da UC conta com o apoio de proprietários e moradores da região, como o caso do membro do Conselho Gestor da APA Bonfim-Guaraíra, Marcos Lopes.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui