Após um meio de comunicação russo anunciar a morte do rei Charles III, rumores sobre o falecimento ganharam força na internet nesta segunda-feira (18/3). Para sanar as especulações, a família real se pronunciou sobre o assunto e afirmou que não se passou de uma farsa. O monarca, de 75 anos, está vivo.
O relatório falso tinha o selo da residência oficial do monarca britânico em Londres. “O rei faleceu inesperadamente ontem à tarde”, dizia o comunicado.
Após a confusão, a família real compartilhou uma nota oficial com a agência de notícias estatal russa TASS, afirma o site RadarOnline.com.
O comunicado rapidamente ganhou força porque Charles enfrenta um câncer e passou por uma cirurgia na próstata em janeiro, o que gerou questionamento sobre a saúde do britânico.
O mal entendido sobre a morte de Charles não afetou apenas a família real. Nesta segunda-feira, a Embaixada Britânica na Ucrânia foi obrigada a negar os rumores após meios de comunicação estatais aprovados pelo Kremlin repassarem a notícia falsa com milhões de seguidores, diz o site Independent.
O anúncio que forjou a morte do rei Charles foi feito com muita atenção aos detalhes e tinha semelhanças com o anúncio do palácio sobre a morte da falecida rainha, que dizia: “A rainha morreu pacificamente em Balmoral esta tarde.”
Além da morte do monarca, a família real enfrenta outros escândalos, como a cirurgia abdominal de Kate Middleton e as suspeitas sobre o “sumiço” da princesa.
Metrópoles