SELO BLOG FM (4)

Facção do Taleban assume atentado deste domingo (27) no Paquistão

 TESTEMUNHAS DISSERAM TER VISTO PARTES DE CORPOS ESPALHADAS PELO ESTACIONAMENTO DO PARQUE QUANDO A POEIRA BAIXOU APÓS A EXPLOSÃO EM LAHORE, NO PAQUISTÃO


MAIORIA DASVÍTIMAS ERAMMULHERES E CRIANÇAS CRISTÃS. PELO MENOS 69 PESSOAS MORRERAM E CERCA DE 300 ESTAO FERIDAS APÓS A EXPLOSÃO EM LAHORE, NO PAQUISTÃO

Ahsanullah Ahsan, porta-voz do grupo Jamaat-ul-Ahrar, uma facção do Taleban, assumiu a autoria do ataque noleste do Paquistão, que deixou pelo menos 69 pessoas mortas e 300 feridas, neste domingo (27). Segundo ele, o atentado tinha como alvo a comunidade cristã da cidade. Em comunicado, Ahsan afirmou que “novos ataques” serão realizados no Paquistão.

“Queremos enviar esta mensagem para o primeiro-ministro Nawaz Sharif, que nós entramos em Lahore”, disse o porta-voz. “Ele pode fazer o que quiser, mas não conseguirá nos deter. Nossos homens-bomba continuarão os ataques.” Lahore, capital da Província de Punjab, é a cidade natal do premiê Nawaz Sharif.

A explosão ocorreu às 19 horas, horário local (10 horas em Brasília), no Parque Gulshan-e-Iqbal, perto de um brinquedo para crianças. O chefe de polícia da cidade, Haider Ashraf, afirmou que o ataque provavelmente foi realizado por um homem-bomba, mas as investigações ainda estão em andamento. De acordo com ele, várias famílias deixavam o parque no fim da tarde quando ocorreu a explosão.

Autoridades do setor de segurança informaram que o Parque Gulshan-e-Iqbal foi imediatamente cercado por guardas e por seguranças privados. O governo municipal informou ainda que mandou fechar todos os parques públicos de Lahore. As principais áreas comerciais também foram fechadas e muitas das ruas principais da cidade ficaram desertas.

“Nós estamos em uma situação de guerra e existe sempre uma ameaça geral, mas não havia sido recebido nenhum alerta de específico para esse local”, afirmou Ashraf.

Com 190 milhões de habitantes, o Paquistão enfrenta a insurgência do grupo radical islâmico Taleban e de suas facções criminosas. Punjab é a maior e mais rica Província paquistanesa e, até então, era tradicionalmente mais pacífica do que outras partes do país.

Fonte: Estadão

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui