
Explosão seguida de incêndio devastou o bar Le Constellation, durante uma festa em que centenas de pessoas comemoravam a chegada de 2026, na estação de esqui de Crans-Montana, nos Alpes suíços,
De acordo com autoridades suíças, o fogo começou por volta das 01h30 (horário local) e rapidamente tomou conta do local, que estava lotado de visitantes, muitos deles turistas. Testemunhas relataram cenas de pânico, com pessoas tentando escapar pelas saídas estreitas, e outras tendo que quebrar janelas para fugir das chamas e da fumaça.
Pelo menos 40 pessoas morreram e cerca de 100 ficaram feridas, a maioria com queimaduras graves. Muitos dos feridos foram levados de helicóptero para hospitais em cidades como Sion, Lausanne, Genebra e Zurique, pois as unidades locais chegaram à capacidade máxima de atendimento.
A causa da explosão ainda está sendo investigada. Uma das causas suspeitas foi pirotecnia ou fogos de artifício usados durante as comemorações, que podem ter iniciado o fogo, possivelmente ao entrar em contato com o teto de madeira do local, que se propagou rapidamente.
BZN

