SELO BLOG FM (4)

Ex-ministro compara Moraes a Frankenstein: “Fora de controle”

FOTO: MARCOS OLIVEIRA

Ex-ministro de Minas e Energia da gestão Bolsonaro (PL), Adolfo Sachsida comparou o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes ao personagem Frankenstein, da obra literária de Mary Shelley (1797–1851). O advogado e economista avaliou que a elite brasileira, “do alto de sua soberba”, parece ter esquecido a lição central do livro: a de que “quem cria um monstro não controla seu destino”.

– Alexandre de Moraes já se tornou um monstro fora de controle, e arrasta o Brasil para um caminho sem volta. E a pergunta que se impõe é inevitável: depois de Bolsonaro, quem será o próximo alvo? Michele? Eduardo? Tarcísio? Triste é a nação governada por covardes, pois a covardia sempre abre espaço para o triunfo do mal – escreveu em artigo publicado no Substack.

Na análise intitulada Alexandre de Moraes: O homem que ameaça destruir a democracia no Brasil, Sachsida defende que pouco importa a ideologia de cada um, é “inegável” que o magistrado tem acumulado “ilegalidades, arbitrariedades e abusos em sua cruzada persecutória” contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e seus aliados.

– A prisão de Filipe Martins foi claramente ilegal, a pena de 14 anos imposta à cabeleireira Débora dos Santos é desproporcional e absurda, e a delação do coronel Cid carrega vícios, falhas e violações. Ninguém, absolutamente ninguém, duvida dessas evidências. A diferença está em como cada um reage: uns toleram por medo, outros por impotência, e alguns por pura conveniência política – adicionou.

O advogado adverte que Moraes não se conterá após a prisão de Bolsonaro e seguirá fazendo uso de seu poder exacerbado.

– O erro, contudo, é imaginar que, após a prisão de Bolsonaro, Moraes se conterá. (…) A história ensina que tiranos não abrem mão do poder espontaneamente, nem mesmo em enredos de ficção. Será plausível acreditar que, depois de prender Jair Bolsonaro em um processo repleto de ilegalidades, Alexandre de Moraes simplesmente se retirará de cena e restaurará, num passe de mágica, os princípios constitucionais que ele próprio violou? – indagou.

No texto, Sachsida chama os brasileiros à reflexão e aponta que o ministro está empurrando o Brasil para um “abismo institucional”.

– Alguém crê que o nível de tensão e divisão na sociedade brasileira esteja diminuindo? Já se perguntou o que aconteceria com o país se Bolsonaro morresse na prisão? É para esse abismo institucional que Moraes empurra o Brasil – observou.

Na próxima sexta-feira, dia 5 de setembro, o programa Pleno Time terá uma edição especial, o Esquenta da Independência. A superlive acontecerá de 12h às 17h no canal do Pleno.News no YouTube. Serão mais de 15 convidados como Michelle Bolsonaro, Silas Malafaia e Deltan Dallagnol. Não perca!

Pleno News

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui