SELO BLOG FM (4)

Estudo aponta Caicó como cidade mais quente do Brasil, superando municípios no Ceará e Piauí

MAIOR MÉDIA DE TEMPERATURA MÁXIMA FOI REGISTRADA EM CAICÓ. FOTO: REPRODUÇÃO/PREFEITURA

Para os seridoenses pode não ser uma novidade, mas Caicó foi considerada a cidade mais quente do Brasil. Em recente levantamento realizado pelo Canaltech, com base em registros do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) realizados entre 1981 e 2010, a cidade potiguar tem a maior média de temperatura máxima do país no período: 34,9°C.

Pelo levantamento, cidades que historicamente são conhecidas pelo calor intenso ficaram de foram já que há apenas 338 estações de monitoramento no Brasil. Apesar da fama, cidades do interior do Piauí não superaram Caicó no quesito calor.

Em região de calor intenso e poucas chuvas, Caicó tem média anual de 630mm de precipitações por ano. Nas décadas analisadas, a média de temperatura máxima atinge 34,9 °C, com temperatura média da cidade girando em torno de 28°C durante o ano. No verão, a média alta não passa dos 37,1°C, enquanto no inverno a mínima é de 21,5°C.

Logo após Caicó no ranking de calor estão quatro cidades piauienses e uma cearense. Caldeirão Grande do Piauí tem média de temperatura máxima é de 34,4°C. Picos, também no Piauí, tem a média de 34,3 °C na temperatura máxima, enquanto Floriano (PI) tem 34,2 °C e Piripiri (PI) também tem a média de temperaturas máximas em 34,2°C. Sobral, no interior do Ceará, é a instrusa na lista, com média histórica de temperatura máxima em torno dos 34,1°C.

Tribuna do Norte

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui