SELO BLOG FM (4)

‘Estado do Pará é um lixo’: fala de vereador de Joinville sobre migrantes gera indignação

FOTO: DIVULGAÇÃO

Durante debate sobre migração na Câmara de Joinville, na segunda-feira (25), o vereador Mateus Batista (União Brasil) se referiu ao estado do Pará como “um lixo” ao comentar o aumento de pessoas vindas de outras regiões. A fala foi criticada por parlamentares e internautas, que a classificaram como preconceituosa.

A vereadora Vanessa da Rosa (PT) reagiu de imediato, classificando a fala como “criminosa” e “vergonhosa para o parlamento”. “Além de dados e informações erradas, ele reforça que o estado do Pará é um lixo e a migração é um problema para Joinville. Nossa cidade é feita de migrantes e imigrantes e sempre acolheu e irá acolher todos e todas que venham pra cá”, afirmou em suas redes sociais.

O vereador Pablo Farah (MDB), de Belém do Pará, também publicou um vídeo em resposta às declarações de Mateus Batista: “Vai cuidar da saúde pública, vai cuidar da segurança, que eu acho que tu nunca foi defender na rua mesmo, os guardas municipais usando essa bandeira. Tu és preconceituoso, sim, tu és racista e xenofóbico”.

Essa não é a primeira vez que o vereador se envolve em polêmicas envolvendo discursos sobre migração. Recentemente, ele afirmou que “Santa Catarina pode virar um grande favelão” caso o fluxo migratório de pessoas do Norte e Nordeste não seja “controlado”.

Como é a migração de Jonville

Os dados do Censo 2022 do IBGE apontam que Joinville, maior cidade de Santa Catarina, tem 29,9% da população composta por pessoas nascidas fora do estado, cerca de 185 mil moradores. Os principais estados de origem são Paraná (11,7%), São Paulo (4,0%) e Rio Grande do Sul (3,2%). O Pará aparece com 2,0% do total.

O dado sobre os migrantes do Pará, embora tenha crescido proporcionalmente em relação a 2010, continua representando uma fatia pequena do total. Em números absolutos, são cerca de 12,1 mil paraenses entre os mais de 616 mil habitantes de Joinville.

NDMais

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui