Detido em dezembro de 2013, o empresário iraniano Babak Zanjani foi condenado à morte por corrupção, segundo informou o porta-voz da autoridade judiciária do Irã, Gholamhossein Mohseni-Ejeie. O milionário foi acusado de desviar US$ 2,8 bilhões em transações ilegais de petróleo, contornando as sanções internacionais que foram impostas ao Irã.
“O veredito do julgamento de Babak Zanjani e de outros dois acusados foi pronunciado. Eles foram considerados culpados por corrupção e condenados à morte”, afirmou Mohseni-Ejeie. Eles foram ainda condenados a ressarcir a Companhia Nacional Iraniana de Petróleo e pagar uma multa equivalente a um quarto do montante sonegado, adiantou o porta-voz.
Babak Zanjani está preso desde 2013 após uma ordem dada pelo presidente do Irã, Hassam Rohani, ao seu governo para lutar contra a corrupção. No julgamento, que durou vários meses e foi realizado em público, o empresário explicou que, sob o governo do ex-presidente Mahmoud Ahmadinejad, o Ministério do Petróleo pediu a sua ajuda para repatriar o dinheiro do petróleo vendido no exterior.
O empresário pode recorrer do veredicto.
Fonte: ISTOÉ