Uma empresa dos Estados Unidos lançou um produto que tem gerado curiosidade e tem dividido opiniões nas redes sociais: uma cerveja produzida com água reciclada de chuveiros, pias e máquinas de lavar de um prédio de 40 andares.
A bebida é uma colaboração entre a Epic Cleantec, empresa do setor de reciclagem de água, e a cervejaria Devil’s Canyon Brewing Company, ambas localizadas no estado da Califórnia.
O produto, chamado Epic OneWater Brew, foi criado com “água cinza”, como é chamada a água reutilizada de chuveiros, pias e máquinas de lavar pratos e de lavar roupas do arranha-céu de 40 andares Fifteen Fifty, que fica em São Francisco. O luxuoso prédio tem um sistema de reciclagem da própria Epic Cleantec.
“Queríamos fazer algo divertido e que fosse uma ferramenta para iniciar conversas com as pessoas, empolgar, mas também para exibir o potencial inexplorado da água de reúso”, explicou Aaron Tartakovsky, cofundador e CEO da Epic Cleantec, em conversa com o The Guardian.
“Queríamos fazer uma cerveja que fosse mais de gosto universal, em vez de uma cerveja mais artesanal, como uma IPA, que algumas pessoas gostam e outras não”, completou o empresário.
O jornalista Matthew Cantor, do periódico britânico, provou a cerveja e a descreveu como “agradável” e “bebível”: “Não tinha notas de chuveiro ou lavanderia. Se fosse servida em um bar, eu nunca adivinharia de onde veio”, pontuou ele.
“Acho que muitas pessoas, inicial e compreensivamente, estavam céticas sobre o projeto ou hesitantes em provar, mas eu diria que 99% das que chegaram um pouco apreensivas, uma vez que provaram, ficaram empolgadas”, descreveu Tartakovsky sobre os testes da cerveja.
O empresário acredita que muitas empresas terão produtos potáveis semelhantes à venda, mas não por enquanto. Para quem se interessou e também quer experimentar, a cerveja não estará nas prateleiras tão cedo. A Epic Cleantec explicou que se trata de um produto demonstrativo, com vistas a gerar discussões sobre o potencial da água reciclada.
R7