Um sonho antigo que agora está prestes a se tornar realidade. A partir deste mês de novembro, os pacientes que derem entrada no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG) irão desfrutar de novas acomodações, muito mais confortáveis, seguras e modernas. O processo de aquisição para 239 leitos hospitalares foi concluído e agora espera está a espera da chegada dos novos móveis, em um prazo máximo de 20 a 30 dias. As camas serão distribuídas da seguinte forma: 204 do tipo mecânicas para os quatro pavimentos de enfermarias e 35 elétricas para as Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs).
A aquisição de novos leitos hospitalares que proporcionassem maior conforto e dignidade aos pacientes que procuram o Walfredo Gurgel era um desejo antigo da atual gestão. “Faz algum tempo que queríamos poder trocar todos os nossos leitos. Este hospital tem 45 anos. As camas devem ter quase o mesmo tempo. Estou aqui há seis anos como diretora e esse sempre foi um desejo particular meu e nunca tínhamos recursos suficientes. Mas com a chegada da Emenda Parlamentar no valor de RS 2.000.000,00 disponibilizada pelo Deputado Federal, Fabio Faria, este sonho agora virou realidade”, conta a diretora geral do HMWG, Maria de Fátima Pereira Pinheiro.
Há anos vítima do fantasma da superlotação, a troca dos leitos, no entanto, não criará novas vagas para atendimento ou internamento na unidade. “Que fique muito claro, não estamos criando novas vagas no hospital. Até porque isso não é possível. Já vivenciamos uma sobrecarga diária com corredores lotados. Estas camas são para substituir as que estão atualmente em uso e que já não possuíam mais condições de abrigar um doente. As antigas estão todas em péssimo estado de conservação. Urgia essa substituição”.
Confeccionadas em inox, as camas manuais possuem três manivelas, são totalmente articuláveis, permitindo elevação de dorso, altura e joelhos. As elétricas além de possuir as mesmas funcionalidades, são comandadas por motores blindados, bivolt, com unidades de baterias recarregáveis, acionados através de controle remoto com fio e com dispositivos de segurança. No mesmo lote, também foram compradas macas exclusivas para a transferência de pacientes entre setores de internação. Estas são equipadas com cabeceiras reguláveis e grades laterais removíveis em tubos de aço, suporte para soro, para-choque de borracha e freios.
O recurso federal ainda permitiu a aquisição de novos monitores multiparâmetros com capnógrafos (oito), poltronas do papai (90), escadas hospitalares (180), macas do tipo fawler (que permitem inclinação de 30°) e cardioversores (seis).