SELO BLOG FM (4)

Em decisão judicial, Fux afirma que Forças Armadas não são poder moderador

FOTO: DIVULGAÇÃO

As Forças Armadas não têm poder moderador e não é permitida intervenção do Exército sobre os poderes Legislativo, Judiciário e Executivo. Este é o entendimento do ministro Luiz Fux (confira aqui na íntegra), do Supremo Tribunal Federal em decisão judicial sobre a interpretação da Constituição da lei que disciplina o Exército.

O dispositivo tem sido aludido por governistas e manifestantes para defender uma intervenção militar contra o Congresso e o STF. A decisão atende a uma ação direta de inconstitucionalidade, assinada pelo PDT e líderes do partido no Senado e na Câmara dos Deputados.

“A missão institucional das Forças Armadas na defesa da Pátria, na garantia dos poderes constitucionais e na garantia da lei e da ordem não acomoda o exercício de poder moderador entre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário”, disse o ministro.

No texto, Fux também pontuou que a chefia das Forças Armadas é “poder limitado, excluindo-se qualquer interpretação que permita sua utilização para indevidas intromissões no independente funcionamento dos outros Poderes, relacionando-se a autoridade sobre as Forças Armadas às competências materiais atribuídas pela Constituição ao Presidente da República”.

Congresso em Foco

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui