O Ministério da Educação (MEC) ministrou um curso de capacitação para profissionais do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares, entre os dias 10 e 13 de dezembro de 2019. Entre os conteúdos apresentados como material de apoio, um vídeo chama atenção. Nele, uma policial tenta conter a turma de crianças no que parece ser uma sala de aula. Diante da frustração, a militar dá um tiro para cima.
As imagens são de uma esquete de comédia norte-americana. O título do vídeo é “Como controlar uma sala de aula” e ele foi obtido via Lei de Acesso à Informação (LAI) pelo núcleo de dados Fiquem sabendo, com sede em São Paulo.
O arquivo, disponibilizado pelo MEC na plataforma do governo federal traz o nome de Cleber Borges dos Santos, coordenador-geral de desenvolvimento didático-pedagógico da Subsecretaria de Fomento às Escolas Cívico Militares.
O pedido foi feito ao ministério em 5 de março. A resposta demorou 18 dias para chegar: “Cumprimentando-o cordialmente e em atenção à demanda registrada, informamos que os arquivos foram disponibilizados até o dia 27 de março de 2020 para download”. O vídeo foi obtido por meio desse link, que tinha prazo de validade de quatro dias.
METROPOLES