Numa carta endereçada a comerciantes e moradores do bairro Laranjal, em São Gonçalo (RJ), traficantes anunciaram o início da cobrança de uma “taxa de segurança” na região. A ordem, impressa em folhas de papel e colocadas em caixas de correio pelo bairro, é assinado pela facção criminosa que domina a localidade. Segundo o aviso, a partir do próximo dia 20, cada morador do bairro será obrigado a pagar R$ 50 mensais. O valor cobrado de comerciantes é maior: R$ 300 por semana.
“Por anos, vocês vêm desfrutando do ritmo de tranquilidade que coloquei de não permitir roubos e agora chegou a hora de vocês retribuírem”, diz o comunicado. Os valores deverão ser entregues a um mototaxista, cuja identidade será informada aos moradores somente no dia do pagamento “para não haver fofoca”. Os traficantes também ameaçam quem “vazar” o conteúdo da carta: “haverá punição, que vai de madeiradas até mesmo a morte”.
No Laranjal, o tráfico já controla as vendas de gás e a instalação de pontos de internet nas casas. Mais de dez empresas que ofereciam serviços de internet a cabo na região já deixaram o local. Uma delas fez uma denúncia, por ofício, ao Ministério Público: “Criminosos obrigam os moradores a aderirem a planos de internet de uma operadora indicada, e impedem que empresas devidamente regularizadas atuem nessas regiões. Sabotam as redes de telecomunicações cortando cabos de fibra ótica, roubando caixas de emenda e ameaçam diretamente os funcionários das empresas”, alegou a firma de internet a cabo.
Yahoo