
A composição do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sofrerá mudanças no ano de 2026. Com as alterações, o ministro Kassio Nunes assumirá o posto de presidente da Corte, hoje ocupado por Cármen Lúcia. O magistrado André Mendonça, por sua vez, ocupará a vice-presidência.
Ambos os ministros foram indicados ao Supremo Tribunal Federal (STF) pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Eles assumirão os postos no TSE no final de agosto de 2026.
A tradição determina que o ministro mais antigo da Corte que ainda não tenha ocupado a presidência do TSE deve assumir a presidência.
A Corte Eleitoral conta com sete ministros titulares, sendo três deles do STF, dois do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e mais dois advogados nomeados pelo presidente da República com base na lista tríplice.
Há ainda sete ministros substitutos, que seguem a mesma proporção. Eles atuam em casos como impedimento, ausência temporária ou fim de biênio.
O primeiro turno das eleições de 2026 ocorrerão no dia 4 de outubro. A população escolherá deputados federais, estaduais, senadores, governadores e presidente. O segundo turno está marcado para o dia 25 de outubro.
Pleno News

