O governador Eduardo Leite, do Rio Grande do Sul, afirmou que os cálculos iniciais do seu governo trabalham com o valor de R$ 19 bilhões como a cifra que será necessária para reconstruir o estado depois das inundações que o atingiram.
Ainda nesta quinta-feira (9/5), segundo Leite, o governo gaúcho irá detalhar as ações projetadas que contemplariam as necessidades do estado.
“São necessários recursos para diversas áreas. Insisto: o efeito das enchentes e a extensão da tragédia são devastadores”, afirmou Leite.
A Defesa Civil do RS divulgou, nesta quinta-feira (9/5), que o total de mortes subiu para 107, e 425 municípios estão sendo prejudicados pelas chuvas. Ao todo, 1,4 milhão de pessoas foram afetadas pelas inundações, e 164 mil seguem desalojadas. As chuvas devem continuar até o fim de semana.
O estado de calamidade foi decretado na semana passada. De acordo com o boletim divulgado nesta quinta, 136 pessoas seguem desaparecidas e 67 mil estão em abrigos. O estado se mantém em alerta para evacuação.
Metrópoles