O presidente Jair Bolsonaro sinalizou inúmeras vezes ao longo dos últimos dias que pretende indicar o seu filho Eduardo Bolsonaro para ser embaixador do Brasil nos Estados Unidos.
A eventual nomeação do ‘zero três’ tem sido motivo de preocupação e piadas em grupos internos de funcionários de carreira do Itamaraty, segundo o jornalista Matheus Leitão.
Assistentes e oficiais de chancelaria do Itamaraty se dizem preocupados com os outros “candidatos” ao posto que foram preteridos após a sinalização do presidente em dar o cargo mais importante da diplomacia brasileira no exterior para o filho.
“Gente, e os que estavam fazendo ‘campanha’ pro cargo? Eu acho tudo tão surreal que só rindo”, disse um dos participantes do grupo reservado. “Cara, o Eduardo Boolsonaro deu entrevista agora e tá com cara que vai rolar mesmo. HELP”, emendou outro participante.
Os funcionários do Itamaraty acreditam que teria sido, no mínimo, uma indelicadeza com Nestor Foster e Pedro Borio a divulgação do nome de Eduardo Bolsonaro para o cargo, além da quebra de protocolo de divulgar o nome sem o acerto prévio com os Estados Unidos.
Nos grupos, fez sucesso um vídeo do filho do presidente escorregando no inglês. As imagens contestam o “inglês fluente” que Eduardo Bolsonaro garante ter:
Pragmatismo Político