SELO BLOG FM (4)

Disputa entre russos e sauditas derruba petróleo em 20%

A MAIOR PETROLEIRA DO MUNDO ANUNCIOU QUE TEM PLANOS DE CORTAR SEUS PREÇOS EM 20%, LEVANDO O PETRÓLEO PARA OS MENORES VALORES DESDE 2016. FOTO: ILUSTRAÇÃO

Como se o coronavírus não fosse suficiente, a economia global ganhou uma nova frente de tensão neste domingo (08). A maior petroleira do mundo, a saudita Saudi Aramco, anunciou que tem planos de cortar seus preços, levando o petróleo a uma queda de 20%, para os menores valores desde 2016.

O petróleo brent, que começou o ano negociado em 66 dólares e terminou a semana na casa dos 45 dólares, bateu 36 dólares para contratos futuros com vencimento em maio de 2020.

A queda drástica no preço do petróleo neste domingo intensifica os temores de que o coronavírus afetará de forma drástica a demanda global, numa escala maior, e a indústria de óleo e gás, mais especificamente.

Tensão geopolítica

O anúncio saudita é considerado mais uma avanço numa disputa com a Rússia, segundo fontes do jornal americano The Wall Street Journal. Num cenário de queda no consumo do insumo, os sauditas, que detêm a produção mais eficiente do planeta, tentam tirar participação de mercado de alguns competidores importantes, como a Rússia.

Exame

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui