As equipes do DNIT estão empenhadas na conclusão do desvio no km 203,5 da BR-304/RN, em Lajes, estando a obra já 50% concluída, com a instalação em andamento da tubulação do bueiro para o riacho Bom Fim. A conclusão dos trabalhos depende das condições climáticas favoráveis, mas a expectativa é que o desvio esteja operacional na primeira quinzena de maio. O desvio, com 500 metros de extensão e pavimento de CBUQ, proporcionará maior segurança aos usuários e será posteriormente integrado ao canteiro de obras para a construção da nova ponte, destinada a substituir a estrutura danificada pelas fortes chuvas em março.
O anteprojeto para a contratação emergencial da empresa responsável pela nova ponte está em fase de análise pela equipe técnica do DNIT. Após a aprovação, o processo de contratação será iniciado, com a nova estrutura projetada para aumentar a capacidade de vazão e minimizar os riscos de sinistros, apresentando conformações diferentes da travessia danificada.
Até que o desvio entre em operação, a orientação é que os motoristas utilizem as seguintes rotas alternativas:
Sentido Natal – Mossoró
Rota 1: BR-226/RN, seguindo por Currais Novos e Jucurutu (via Florânia), até Triunfo Potiguar, pela RN-233 até Açu, acessando A BR-304, em direção a Mossoró;
Rota 2: BR-406/RN até Macau, seguindo pela RN-118, acessando a BR-304/RN (acesso no km 118, após o ponto de interdição), em direção a Mossoró.
Sentido Mossoró – Natal
Rota 3: Saindo pela BR-304/RN e acessando a RN- 118 (acesso a Ipanguaçu), no sentido Macau ingressar na BR-406/RN, em direção à capital Natal;
Rota 4: BR-304/RN, acessar RN-118 (acesso a São Rafael), via Jucurutu para BR-226/RN;
Rota 5: Sair pela BR-110/RN e pegar a BR-226/RN até Natal;
Rota 6: Santana dos Matos saída única via Jucurutu na BR-226/RN.