SELO BLOG FM (4)

Deputados aprovam urgência em projeto que viabiliza piso da enfermagem

PROPOSTA BUSCA DESTRAVAR RECURSOS INUTILIZADOS DESTINADOS AO COMBATE DA COVID-19; AINDA NÃO HÁ PREVISÃO DE DATA PARA ANÁLISE DO MÉRITO. FOTO: HUGO BARRETO

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (1º/11), requerimento de urgência para votação do Projeto de Lei Complementar (PLP) 44/2022, que prevê a realocação de saldos financeiros não utilizados que tinham como finalidade o pagamento de emendas e gastos no combate à pandemia da Covid-19. A matéria permitirá destravar R$ 34 milhões inutilizados, que poderão viabilizar o pagamento do piso salarial da enfermagem.

A manobra permite que a proposta seja levada imediatamente ao plenário, sem que haja necessidade da análise da proposição legislativa pelas comissões temáticas da Casa. Ainda não há previsão de quando o mérito do PLP será apreciado pelos deputados. O texto foi aprovado pelo Senado Federal no início de outubro.

Esta é apenas uma das propostas previstas para viabilizar o pagamento dos valores mínimos aos profissionais da área.

O PLP 44/2022 é de autoria do senador Luís Carlos Heinze (PP-RS) e libera o uso dos montantes antes destinados ao combate da crise sanitária que estavam represados nos fundos regionais de saúde e de assistência social.

Mas, uma vez destravado, a verba não será usada diretamente para custear o piso, porque a Constituição proíbe pagamento de pessoal neste caso. No entanto, o projeto dará uma folga aos estados e municípios para possibilitar a remuneração dos enfermeiros.

Metrópoles

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui