SELO BLOG FM (4)

Deputado quer investigar Lula por asilo concedido a Heredia

FOTO: KAYO MAGALHÃES

O deputado federal Evair Vieira de Melo (Progressistas-ES) apresentou uma série de medidas para cobrar transparência e responsabilização do governo brasileiro por ter concedido asilo diplomático à ex-primeira-dama do Peru, Nadine Heredia, condenada por corrupção no escândalo da Odebrecht.

Para o parlamentar, a decisão foi um “grave desvio de finalidade da diplomacia brasileira”, entendendo que o país violou os princípios da Convenção sobre Asilo Diplomático de 1954, pois o documento proíbe o benefício a condenados por crimes comuns, salvo prova inequívoca de motivação política.

– Quando o governo brasileiro estende a mão a condenados por corrupção e utiliza recursos públicos, como avião da FAB, para transportar uma criminosa, não estamos diante de um ato humanitário, mas de um vergonhoso apadrinhamento ideológico – declarou Evair Melo.

Nadine Heredia, esposa do ex-presidente peruano Ollanta Humala, também condenado, buscou refúgio na Embaixada do Brasil em Lima logo após ter sua prisão decretada e o governo Lula acatou o pedido de asilo, com base na alegação de suposta perseguição política.

Entre os pedidos, o deputado assinou um requerimento para que o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, dê esclarecimentos a respeito do asilo diplomático concedido pelo governo brasileiro, a ex-primeira-dama peruana.

Em outro pedido, o parlamentar requer o encaminhamento de indicação à Procuradoria-Geral da República para sugerir a instauração de investigação e a adoção de outras providências sobre possíveis irregularidades na concessão de asilo diplomático.

Pleno News

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui