SELO BLOG FM (4)

Deputado General Girão concorda com Projeto que regulamenta demissão de servidor por mau desempenho

O PROJETO PROPÕE UMA AVALIAÇÃO ANUAL DE DESEMPENHO DOS SERVIDORES. FOTO: CÂMARA DOS DEPUTADOS

O deputado federal General Girão Monteiro defendeu em suas redes sociais  um projeto de lei que regulamenta a demissão de servidores públicos concursados e estáveis por insuficiência de desempenho no trabalho. O PLS 116/2017-Complementar, da senadora Maria do Carmo Alves (DEM-SE) cobra eficiência. “Vamos acabar com essa farra de que basta entrar num concurso público que a vida está garantida e não precisa produzir”, afirmou Girão.

Os servidores públicos concursados adquirem estabilidade após três anos de serviço e avaliações periódicas de desempenho. A partir desse ponto, só podem ser demitidos por decisão judicial ou processo administrativo disciplinar. Uma terceira possibilidade, a demissão por mau desempenho, foi incluída na Constituição em 1998 pela Emenda Constitucional 19, da reforma administrativa, mas ainda aguarda a regulamentação para poder ser colocada em prática.

Parâmetro para a eventual demissão, o desempenho funcional dos servidores deverá ser apurado anualmente por uma comissão avaliadora, garantindo-se o direito ao contraditório e à ampla defesa. As regras sugeridas no projeto deverão ser seguidas nas administrações públicas federal, estadual, distrital e municipal.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui