
Durante participação no Jornal da Manhã, da Jovem Pan Natal nesta quarta-feira (13), o delegado Felipe Botelho, titular da Delegacia Especializada no Combate a Crimes Cibernéticos, alertou para os riscos do golpe do falso advogado, considerado por ele um dos crimes que mais têm causado prejuízos no Rio Grande do Norte na atualidade.
Segundo o delegado, a ação dos criminosos tem se tornado cada vez mais sofisticada. “Eles pesquisam nos bancos de dados da Justiça pessoas que têm processos judiciais ativos, estudam os processos e identificam quem é o advogado responsável. A partir disso, entram em contato com a vítima simulando ser o advogado, usando fotos retiradas do YouTube ou até mesmo das redes sociais do profissional”, explicou.
Botelho detalhou que os golpistas passam a convencer a vítima de que algum benefício, como um remédio ou indenização, depende do pagamento de custas judiciais ou honorários. “Eles usam termos técnicos, simulam conhecimento do processo e solicitam o pagamento via Pix. A pessoa acredita na credibilidade do advogado e acaba efetuando o pagamento. Depois, o criminoso desaparece”, alertou.
O delegado reforçou que a população deve estar atenta e desconfiar de qualquer contato suspeito alegando ser advogado. “Sempre confirme com o escritório ou diretamente com o profissional antes de fazer qualquer pagamento”, orientou.
Portal 98 FM

