Policiais Civis da Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado – DEICOR – participaram, na manhã desta sexta-feira (26), da Operação Guará, em trabalho conjunto com Policiais Civis do Departamento de Repressão ao Crime Organizado – DRCO do Amazonas, resultando na prisão de três foragidos da Justiça de Manaus/AM.
A Operação Qualificada foi desencadeada em seis Estados da Federação, a qual visa prender integrantes da facção criminosa FAMÍLIA DO NORTE, tendo sido identificada suas principais lideranças que ainda estavam soltas.
O principal motivo da investigação foi o massacre que houve em um dos presídios do Amazonas, resultando na execução de 55 presos que estavam custodiados em quatro Estabelecimentos prisionais elo Estado, os quais pertenciam a mesma facção, fato este que aconteceu aos 25 e 26 de maio de 2019.
A investigação apurou que esta matança se deu devido à disputa interna de poder entre as lideranças criminosas que atua em todo o Brasil, sendo a terceira facção com maior número de integrantes do País.
Após a descoberta do plano acima mencionado, os criminosos se evadiram dos Estados de origem e se espalharam pelo Brasil. Desses, 17 criminosos criminosos foram identificados e obtiveram prisão preventiva decretada pela justiça amazonense.
A Polícia Civil pede que a população continue enviando informações de forma anônima, através do Disque Denúncia 181 ou do Disque DEICOR, através do fone: 3232-2862.