SELO BLOG FM (4)

Declaração de Lula sobre ‘humilhação’ repercute nos EUA

FOTO: RICARDO STUCKERT

O presidente Lula (PT) afirmou que não vai “se humilhar” ao ligar para o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em razão do aumento das tarifas americanas sobre produtos brasileiros.

A declaração foi dada em entrevista à Reuters nesta quarta (6):

“Não tenho por que ligar para Trump, porque ele não fala em nenhum momento de negociação. O que ele faz são novas ameaças. E eu não vou me humilhar”, disse.

No final de julho, os Estados Unidos anunciaram tarifas de 50% sobre diversos produtos brasileiros, justificadas como reação às ações do governo Lula e do Supremo Tribunal Federal contra o ex-presidente Jair Bolsonaro

Lula condenou a interferência política de Trump, classificando a cobrança como “chantagem inaceitável” e ressaltou sua firme defesa da soberania nacional. Na avaliação dele, a postura de Trump, segundo palavras registradas por Lula, seria autoritária e anti civilizatória.

O presidente brasileiro descartou a imposição de tarifas retaliatórias. Em vez disso, anunciou medidas internas para apoiar setores prejudicados, incluindo apoio aos exportadores e fortalecimento da política fiscal.

Além disso, mencionou uma articulação com países do BRICS, especialmente China e Índia, como possível resposta coordenada ao “tarifaço”. O governo brasileiro também recorreu à Organização Mundial do Comércio (OMC), pedindo consultas formais contra os EUA.

A Fox News foi uma entre as emissoras americanas que repercutiu duramente a fala de Lula, destacando sua postura firme e as críticas que fez às tarifas dos EUA como uma estratégia de intimidação.

Diário do Poder

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui