SELO BLOG FM (4)

De apelido de traficante a elogio: TikTok ressignifica ser ‘casca de bala’

FOTO: REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

“Eu e casca de bala”. Se você usa muito o TikTok, é bem provável que tenha se deparado com essa expressão nas últimas semanas.

O termo viralizou graças ao hit “Casca de bala”, cantado por Thullio Milionário, e virou “trend”: pessoas aparecem nos vídeos com aqueles que seriam seus “cascas de bala”, ou seja, pessoas próximas.

Mas o que é Casca de bala?

Flávio Pizada Quente, compositor da música, explicou que percebeu a expressão sendo usada nas redes sociais. “Eu vi que as páginas de vaquejada estavam usando muito essa expressão. ‘Hoje eu vou para a vaquejada com meu casca de bala’. Sou muito ligado nas redes sociais e tiro dali minhas ideias de música”, disse em entrevista a Splash.

O artista de São João do Rio do Peixe (PB) explica: “Casca de Bala é aquele amigo que tá ali para tudo que vier”.

Mas esse significado é novo. Rafael Gustavo Rigolon, professor de Ensino de Ciências na Universidade Federal de Viçosa (UFV), explica a Splash que essa definição ganhou força após o sucesso da música.

Originalmente, a bala era a bala que sai da arma, mesmo. Já a casca, era a cápsula. “Em grande parte da literatura de algumas décadas atrás, o termo ‘casca de bala’ aparece apenas com o sentido de ‘cápsula, cilindro que contém o projétil da arma de fogo’. Originalmente, então, a bala em questão não é a guloseima e a casca não é a embalagem”, explica Rigolon.

Termo também foi apelido de traficante. “Já o Pastor Wilson de Oliveira se apresentou no seu blog, em 2008, dizendo que, quando assaltava bancos e traficava drogas, seu nome no mundo do crime em Salvador era ‘Casca de Bala’. Deu vários testemunhos de apresentando como “Pr. Wilson, ex-Casca de Bala'”.

Assistindo ao clipe da música, ainda há outra interpretação: a de que o apelido do amigo é Casca de Bala. “Provavelmente, ‘Casca de Bala’ foi um termo que, no início, estaria associado a passar uma imagem de medo. Parece-me que o intuito de ‘Casca de Bala’, no ‘hit’ atual, era para ser um nome engraçado, já que o parceiro representado no clipe também pretende ser. Se ‘Casca de Bala’ causa medo; no clipe, a ironia caiu bem”.

“O termo foi ressignificado de forma bastante positiva e hoje você pode chamar seu amigão, parceiro para todas as horas, de ‘casca de bala’, mesmo ele sendo um docinho”, Rafael Gustavo Rigolon.

Com informações do UOL

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui